Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

Qual gasta mais 110V ou 220V?

Todos já ouviram falar que vale mais apena comprar um equipamento 220V porque além dele ser "mais forte" ele gasta menos, porém isso não é verdade já que com a Lei de Ohm podemos provar que com o aumento da tensão e o mesmo valor de potência temos uma menor corrente não um gasto menor, nós pagamos a concessionária de energia elétrica a potência útil gasta (Energia Elétrica: kWh), logo se for comprar um equipamento verifique se este é essencial e se possui o selo do PROCEL para um melhor rendimento e menor agressão ao meio ambiente.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A importância do aterramento do chuveiro elétrico

 A maior parte da população brasileira tem em suas casa Chuveiro Elétrico, contudo nem sempre este está aterrado criando um risco muito grande a você.
A corrente elétrica sempre procura o caminho mais fácil para encontrar a "terra", por isso em um chuveiro sem aterramento elétrico o caminho mais fácil é por você; com o aterramento o caminho com menor resistência se torna o caminho do fio que está diretamente ligado a uma haste de cobre ficanda na terra, logo se seu chuveiro não é aterrado procure um eletricista qualificado para a instalção do aterramento, e não economize pois isso poderá custar a sua vida e a da sua família.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como funciona o No-Break?

O que se espera do sistema de transmissão de energia (nos Estados Unidos) é uma corrente alternada de 120 volts oscilando a 60 Hertz). O computador tolera pequenas diferenças nesta especificação, mas um desvio muito grande fará a fonte de alimentação de um computador desligar. O no-break geralmente protege o computador de 4 problemas diferentes:
  • Surtos de tensão e "spikes" - quando a tensão na linha é maior do que deveria;
  • Queda de tensão - quando a tensão na linha é menor do que deveria;
  • Interrupção no fornecimento - quando a linha cai ou um fusível queima em algum lugar do sistema ou do prédio;
  • Alterações de freqüência - quando a tensão varia a uma freqüência diferente de 60 Hertz.
Existem dois sistemas em uso hoje: o no-break off-line e o online. O no-break off-line usa a energia da tomada para alimentar o computador até que um problema na rede seja detectado. Neste momento, ele rapidamente liga um inversor de corrente e passa a alimentar o computador com a bateria interna do no-break. O inversor de corrente transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz.
No no-break online, o computador é sempre alimentado pela bateria e ela é recarregada constantemente. Você pode facilmente construir um no-break online usando um carregador de bateria grande, uma bateria e um inversor de corrente. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo. Se o fornecimento de energia cair, a bateria alimenta o inversor. No no-break online o tempo de troca para a alimentação por bateria é nulo. Esta é uma fonte de energia bem estável.
Os sistemas de no-break off-line são mais comuns para residências e pequenas empresas porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online fornecem corrente estável e extremamente limpa, então tendem a ser usados em servidores e para aplicações críticas.

Acompanhe e comente

Sejam bem vindos ao blog Curto-no-Circuito, espaço aberto para troca de informações sobre os mais variados assuntos!
Sintam-se em casa!

Até mais