Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como funciona o No-Break?

O que se espera do sistema de transmissão de energia (nos Estados Unidos) é uma corrente alternada de 120 volts oscilando a 60 Hertz). O computador tolera pequenas diferenças nesta especificação, mas um desvio muito grande fará a fonte de alimentação de um computador desligar. O no-break geralmente protege o computador de 4 problemas diferentes:
  • Surtos de tensão e "spikes" - quando a tensão na linha é maior do que deveria;
  • Queda de tensão - quando a tensão na linha é menor do que deveria;
  • Interrupção no fornecimento - quando a linha cai ou um fusível queima em algum lugar do sistema ou do prédio;
  • Alterações de freqüência - quando a tensão varia a uma freqüência diferente de 60 Hertz.
Existem dois sistemas em uso hoje: o no-break off-line e o online. O no-break off-line usa a energia da tomada para alimentar o computador até que um problema na rede seja detectado. Neste momento, ele rapidamente liga um inversor de corrente e passa a alimentar o computador com a bateria interna do no-break. O inversor de corrente transforma a corrente contínua da bateria em corrente alternada de 120 volts a 60 Hertz.
No no-break online, o computador é sempre alimentado pela bateria e ela é recarregada constantemente. Você pode facilmente construir um no-break online usando um carregador de bateria grande, uma bateria e um inversor de corrente. O carregador de bateria produz uma corrente contínua, que o inversor transforma em corrente alternada de 120 volts o tempo todo. Se o fornecimento de energia cair, a bateria alimenta o inversor. No no-break online o tempo de troca para a alimentação por bateria é nulo. Esta é uma fonte de energia bem estável.
Os sistemas de no-break off-line são mais comuns para residências e pequenas empresas porque geralmente custam a metade do preço do sistema online. Os sistemas online fornecem corrente estável e extremamente limpa, então tendem a ser usados em servidores e para aplicações críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário